sábado, 24 de abril de 2010

5 >> Marketing Feminino // Feminista eu? Nada disso. Apenas penso cor de rosa.

Exemplo - Anúncio de Imprensa da Mercedes à cerca de um carro que se estaciona sozinho. É um produto feito para as mulheres e a elas comunicado.




O Feminismo é uma corrente intelectual, filosófica e política que defende direitos iguais independentemente do género. Foram séculos de opressão e discriminação do sexo feminino pelo masculino que levaram a este movimento de libertação das mulheres.O feminismo foi responsável por várias alterações nas sociedades ocidentais:

>>Direito ao voto (para as mulheres)
>>Melhoria das condições de trabalho para as mulheres (mais oportunidades de trabalho com salários mais próximos dos homens)
>>Direito ao divórcio
>>Direito de controlar o próprio corpo em termos de saúde (uso de preservativo e aborto)

Actualmente, apesar de tudo o que já foi conseguido continuam a existir correntes femininistas, umas mais exarcebadas que outras. Na generalidade do mundo, as desigualdades entre os géneros foram atenuadas, mas ainda existe caminho por percorrer porque continuamos a assistir a inúmeras diferenças entre os sexos.
Em Portugal continuam a existir desigualdades a nível do trabalho, em que entre um homem e uma mulher que executam a mesma função no trabalho, o homem continua a ganhar mais. O mundo político e dos grandes gestores continua a ser liderado por homens, talvez por serem dadas menos oportunidades às mulheres ou quem sabe pelo desinteresse das mesmas.

A Publicidade continua a ser flagrantemente machista. Como podemos ver no filme abaixo, encontramos inúmeros exemplos de publicidades que apesar de sensuais também para as mulheres, seduzem mais os homens e transportam-nos para problemas pessoais e sociais do sexo feminino.

http://www.youtube.com/watch?v=tnKT2tVlMto

Como se pode ver, o feminismo também já invadiu o mundo da publicidade, existindo já grupos que defendem a publicidade positiva para as mulheres (ex.: P.A.W. patrocinado pela Dove). Citando Oscar Wilde: "A vida imita a arte, mais do que a arte imita a vida", e é por este motivo que este grupo defende que a publicidade como arte deve começar a imitar mulheres reais, favorecendo-se assim o sexo feminino.

Sobre a alçada deste conceito a Dove mudou a sua forma de comunicar com as consumidoras, Dove Real Beauty. A partir desta mudança todos os anúncios da Dove, em todos os países em que a marca está presente no mercado, passaram a mostrar as mulheres como elas são: com curvas, mais novas ou mais velhas, altas baixas, gordas, magras, mas sempre com um sorriso nos lábios.

Dove Evoltion
http://www.youtube.com/watch?v=iYhCn0jf46U

Vídeo viral que se tornou extremamente popular e que mostra às mulheres porque é que são pouco parecidas com as mulheres que vêem nas revistas.

Dove Pro-Age
http://www.youtube.com/watch?v=vilUhBhNnQc&feature=related

Anúncio a um creme para mulheres mais velhas. O nome do produto só por si já reflecte o posicionamento da marca, Pro-Age, contrariando a habitual designação anti-idade dada a este tipo de produtos. Mas são as personagens que mais se destacam. Finalmente um anúncio em que o reflexo do consumidor é igual à sua imagem.

O Marketing e na Publicidade encontram assim vantagens em serem feministas. Já lá vai o tempo em que as publicidades sensuais eram só dirigidas aos homens. Hoje em dia além de mulheres voluptuosas em outdoors gigantes, temos montras sensuais unisexo que agradam tanto a homens como a mulheres e temos anúncios a perfumes de homem em que o sujeito principal do anúncio é um jovem tão bem constituído que agora é a vez das mulheres baterem com o carro por estarem distraídas a olhar.

O que faz das mulheres um alvo de comunicação muito interessante e lucrativo?

Normalmente são as mulheres que têm o maior poder de decisão no agregado familiar e são elas que mais sofrem de uma vontade constante e exacerbada de consumir.
Apesar de tudo indicar a rentabilidade do mercado feminino, o mesmo é ainda pouco explorado. Martha Barletta, autora do livro "Marketing for Women", recorre à realidade para mostrar a crescente importância de valorizar este segmento. A autora demonstra como as mulheres participam na decisão de compra de outras pessoas, desde do carro, aos alimentos para a família, obras em casa, compra de eletrodomésticos,etc. As mulheres são o tipo de consumidor mais poderoso do mundo: são quem mais compra mas também quem mais "vende", quando estão satisfeitas com o produto/serviço/marca encarregam-se de dizer a todas as pessoas e tratam de convencê-lo a serem consumidores também. As mulheres em si são assim uma ferramenta de Marketing "word-of-mouth".

Como atrair as mulheres para o consumo?

Martha Barletta verifou através dos seus estudos que a cor é para as mulheres um importante factor de escolha. As mulheres são profundamente estéticas e adoram cor. Objectos cor-de-rosa, roxos, vermelhos, tons pastéis. Como é óbvio as mulheres não escolhem algo só pela cor, mas na altura em que têm por optar entre duas alternativas semelhante, vão optar pela que tem mais cor ou a cor que mais lhes agrada. É por isso que hoje em dia, por exemplo a nível dos gadjets (telemóveis, Ipods, Notebooks, portáteis) encontramos tantas vezes a cor rosa. Isto significa que para além de já existir comunicação específica para as mulheres, que vai de encontro às suas necessidades, já podemos encontrar objectos que outrora eram unisexo, que agora são produzidos especificamente para as mulheres.

Outros Exemplos:

Nike Women Be Transformed - Campanha publicitária no Ásia Pacífica
http://www.youtube.com/watch?v=7wyVYdxadtg

Esta campanha celebra a transformação das mulheres através do desporto que as torna mais fortes e confiantes.


BIBLIOGRAFIA:

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