sábado, 24 de abril de 2010

7 >> Marketing da Terceira Idade // Velhos são os trapos


Exemplo - Anúncio a comprimidos para a impotência em que o sujeito é um sénior com um ar satisfeito, mas também malandro




Quem é que disse que os velhotes não interessam a ninguém?

Hoje em dia estamos perante uma nova geração da terceira idade. Os idosos são cada vez mais dinâmicos,exigentes, sensíveis a inovações, com poder de compra, independentes e com muito mais necessidades do que as consideradas básicas. A população na Europa está cada vez mais envelhecida logo este segmento é cada vez maior e por isso mais atenção se deve dar-lhe. A população idosa mundial era de 100 milhões em 1960 e estima-se que será de mais de 500 milhões em 2020.

É por tudo isto que emergiu o Marketing da Terceira Idade (Sénior) que nos chama a atenção para a potencialidade de consumo deste nicho para como devemos comunicar com os mais velhos.
Não se deve ver este segmento como um grupo de pessoas com muitas fragilidades, limites e dificuldades. Pessoas com mais de 55 anos são indivíduos que já viveram muito, viveram muitas coisas e adquiram ao longo da vida muita sapiência. E é por isso que como consumidores não lhes agrada que a comunicação os faça sentir estereotipados através de mensagens publicitárias demasiado fáceis, que os fazem sentir que os caracterizam como incapazes e dependentes. No entanto, maioria do idosos são conservadores e valorização a tradição e os costumes, sendo que a comunicação deverá respeitar este facto. Assim como deverá ter em conta que maioria dos idosos, pelo menos das últimas gerações, não estão habituados a lidar com computadores nem com a Internet.

Em Portugal pouca ou nenhuma atenção se dá a este segmento. A reduzida comunicação que se faz dirigida a eles pouco mais é que os spots de televisão da Tena Lady, o Centrum Select 50+, televendas e a divulgação de aparelhos auditivos em jornais ou directamente nas caixas do correio. Enquanto noutros países como os E.U.A até já há empresas de consultadoria e agências especializadas em Marketing Sénior.

O mercado dos idosos tem muito por onde se explorar até porque com a evolução da medicina os idosos mantêm-se saudáveis e activos por mais tempo. Começaram a surgir novos interesses neste grupo, que tendo algum poder económico, faz cada vez mais viagens, compram automóveis, querem rejuvenescer fazendo cirurgias plásticas e tentam ocupar o tempo livre com todo o tipo de actividades que lhes proporcionem satisfação e os façam sentir que têm qualidade de vida.

Como consumidores são muito exigentes. São muito sensíveis ao preço, logo estão muito atentos às promoções e aos descontos, e até escolherem o produto que vão levar para casa fazem inúmeras comparações entre produtos semelhantes e até mesmo com os substitutos. O que vale para eles é a relação preço qualidade, que os faça simultâneamente sentirem-se bem e parecerem bem.

Apesar de ainda estarem activos de espírito, a idade pesa e é por isso que são o segmento que mais valoriza os métodos de compra que não exijam locomoção: entregas ao domicílio, demonstrações em casa e compras por catálogo.

Em termos de mensagem publicitária esta deve ser simples (mas não demasiado), devem ser utilizadas cores que não sejam facilmente confundidas (verdes, azuis e violetas), os sons devem ser calmos e com poucos agudos, a linguagem utilizada deve explícita e directa, sem rodeios. Para melhor conquistar este público deve-se explorar um único conceito que sirva de argumento de venda, que remeta para racionais em detrimento dos emocionais.

Sendo este segmento cada vez mais relevante no consumo é necessário atender às suas necessidades criando produtos específicos que os façam sentir que não foram esquecidos e adaptar as mensagens publicitárias a este público que defende valores como a autonomia, o altruísmo, a socialização e crescimento pessoal. Os séniores querem sentir-se iguais a todas as outras pessoas, mas não se importaram concerteza de ter um tratamento especial (porque também eles têm problemas e necessidades especiais) se isso os fizer sentir bem consigo próprios.

Exemplos:
Aleve - Produto energético para idoso da Bayer sob o conceito "Never Stop"
http://www.youtube.com/watch?v=8w5SzACU0sI



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