O Social Media Marketing existe desde que os profissionais de comunicação descobriram que as redes sociais e todos os meios de troca de informação on-line são um meio de comunicar directamente com os consumidores, ouvi-los e deixá-los falar entre eles sobre as marcas.
Está técnica baseia-se então na utilização das redes sociais, blogs, comunidades on-line e outros meios de comunicação na Internet para todo o tipo de acções de marketing, relações públicas, vendas e serviço ao cliente. São exemplos de social media: o Facebook, Twitter, Wikipédia, Youtube, MySpace, etc. Os social media caracterizam-se por os conteúdos que neles circulam serem produzidos maioritariamente pelos utilizadores e não pelos proprietários dos mesmos. O social media marketing fumenta a relação entre os consumidores e as marcas numa realidade denominada Web 2.0 em que o conteúdo é rei e o poder vem das pessoas. Os social media permitem traçar as preferências e comportamentos dos consumidores e delinear assim estratégias de comunicação com alto potencial viral.
O social marketing tem se tornado um óptimo aleado do buzz marketing, até porque no fundo é o buzz que faz com que os social media funcionem como veículos de comunicação e informação para os consumidores. Os posts, comentários, vídeos colocados nos social media que despertem a atenção geram buzz naturalmente. As pessoas tendem a responder, a comentar, a passar a mensagem espontaneamente.
Perante a saturação publicitária que a sociedade começa a viver, em que o consumidor está cansado de receber mensagens publicitárias sem as solicitar e sem puder responder ou interagir, agora pode através dos social media expôr a sua opinião, tirar dúvidas. Mas, no caso de gossips positivos, pode também ser ele próprio o veículo de comunicação das marcas.
Foi o que aconteceu com a Coca-Cola que após várias tentativas de criar uma página de fãs da marca no Facebook não sucedidas, descobrir que já alguém tinha criado uma página de fãs da bebida que já tinha milhares de aderentes. A Coca-Cola entrou em contacto com os administradores da página e tournou-os como que embaixadores da marca no Facebook. Ofereceu-lhes uma viagem às fábricas de Coca-Cola, e eles como fãs da bebida que são encarregaram-se de documentar a viagem para todos os quiserem acompanhar na página. A partir daí a Coca-Cola passou a enviar todas as novidades e informações aos administradores da página e, tendo em conta que eles são defensores da marca, deu-lhes liberdade para serem marketeers e decidirem que informação publicam no Facebook.
As social media marketing é assim um meio de comunicação consumer-to-consumer, em são os consumidores a falar sobre as marcas uns com os outros.
(ver página em http://www.facebook.com/cocacola?ref=ts&__a=8 )
Os Social Media são também um meio de comunicação pouco dispensioso, que trabalhados com os ingredientes certos, podem gerar grande alarido em torno das marcas e um óptimo ROI. No entanto, nem tudo são coisas boas, porque as instutições e empresas não podem controlar o que se diz delas ou das suas marcas na Internet. A Internet é um meio livre, as pessoas podem dizer o que querem, tanto podem dizer bem como podem dizer mal.
A Adobe aproveitou este último facto permitindo aos utilizadores da marca e do seu site comunicarem o que não lhes agradava nos produtos e sugestões de melhoria através de uma aplicação no site. Aos comentários dos utilizadores são sempre dadas respostas dos profissionais da empresa. Isto fez com que as pessoas que diziam mal da marca passassem a dizer muito bem, porque lhes foi dada a oportunidade de contribuirem para as melhorias, puderão dar a sua opinião e souberam que ela foi ouvida e aplicada. A Adobe conseguiu fazer assim com que o consumidor sentisse que tinha poder sobre a marca.
Lloyd Salmons,do Internet Advertising Bureau, diz:
"Social media isn't just about big networks like Facebook and MySpace, it's about brands having conversations."
BIBLIOGRAFIA:
http://en.wikipedia.org/wiki/Social_media_marketing
http://www.inesting-search.com/complementares/social-media-marketing.html
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