sábado, 20 de março de 2010

#6 Approach >> Moodboard of a wedding day






Moodboard Festa de Casamento
  • Sentimento que se quer passar: romântismo espanhol misturado com um estado de espírito marroquino

  • Cores principais a utilizar: funchsia, vermelho, laranja-sangue

  • Especificidades: tipos de flores a usar, cadeiras, etc.

  • Resultado: as imagens inferiores são a festa de casamento já concretizada em que podemos sentir o mesmo que sentimos quando olhamos para o moodboard acima.


Não que eu me queira casar nos próximos 10 anos, mas considerei o exemplo acima como um bom exemplo da utilidade de um moodboard, até porque os mesmo inclui os resultados práticos da sua aplicação.

Imagine que se vai casar e que imagina uma bonita festa, feita à sua medida e semelhança, mas quando quer explicar a visão que teve aos outros não o consegue fazer por simples palavras. Se quer que alguém transforme o seu casamento de sonho em realidade é necessário fazer com que essa pessoa também veja algo muito próximo da sua visão, que fique com uma noção das cores e do estilo que imaginou, mostre-lhe o moodboard do seu casamento.



Para os detentores do site "Depositeagift.com" (site onde as pessoas podem depositar dinheiro para oferecer presentes - substitui a tradicional compra de um presente da lista de casamentos), um moodboard é:

"A mood board is a way to visually represent how you want something to look and feel without putting it into words. The idea is actually a rip-off from the advertising world that often uses this process when they’re working on a new campaign; it helps you work through big picture brainstorming, and then focus your final idea."

E recomendam que, no caso de um moodboard da festa de casamento, o mesmo seja feito em parceria com o companheiro, permitindo assim que as ideias e sentimentos de ambos os membros do casal se cruzem num único estilo, que a festa seja resultado do trabalho de equipa de ambos e, em última instância, que seja mais fácil dar a entender o que se quer aos fornecedores que vão executar a festa. Se calhar casar é mais divertido e criativo do que parece...

O site dá também dicas para a construção de um moodboard:

1.Pegar em revistas de moda, de fofocas, de design, de decoração e simplesmente rasgar e recortar todas as imagens das quais mais gostemos. Sejam elas de flores, tecidos, texturas, luzes, cores, design, que possam representar a visão que temos em mente.
2.Arranjar uma grande folha de papel branco, tábua rasa onde vamos trabalhar e expôr a nossa visão.
3.Ir colocando as imagens tal qual um puzzle, rodando-as, modando-as de sítio até sentir que elas estão na posição certa, e depois efectivamente colá-las.
4. E voilá!


Embora esta sugestão de como fazer um moodboard seja um pouco redutora, dado que um moodboard pode não apelar só à visão mas a todos os nossos sentidos, é um modo fácil de perceber a utilidade desta ferramenta. Pode ser usada até mesmo para coisas tão banais como organizar uma festa, seja uma de casamento ou a festa do seu filho de 5 anos.
Até porque muitas vezes não sabemos o que queremos até vermos e o moodboard ajuda-nos exactamente a visualizar e a mostrar aos outros o que pretendemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário