terça-feira, 16 de março de 2010

#5 Approach >> Moodboard Arquitectural?


Exemplo de moodboard de arquitectura - cores, texturas, superfícies, luzes pretendidos para um espaço
www.realize.com.au/images/02b-mood-board.jpg

Segundo Tom Porter, no seu livro "Archispeak: An Illustrated Guide to Architectural Design Terms", há algo no meio onde os arquitectos circulam que os permite comunicarem uns com os outros, expressarem ideias, que não pode ser compreendido por quem é de fora.



Este algo são palavras e termos que foram evoluíndo até formarem uma gíria arquitectónica que até para os estudantes de arquitectura é, por vezes, incompreensível. Mas foi esta gíria que permitiu aos arquitectos criar uma linguaguem específica para comunicarem entre si. Esta linguagem permite que os conceitos de design arquitectónico, que apenas se materializavam em obras feitas, possam ser expressos em palavras faladas e escritas, facilitando a comunicação.



O vocabulário utilizado nesta gíria dos arquitectos permite-lhes definir entre eles no sentido estrito o que é considerado como boas práticas de design do ponto de vista do pensamento colectivo e o que é uma arquitectura refinada. No sentido lato permite-lhes comunicar as suas próprias ideias numa linguagem própria que só os arquitectos conseguem descodificar.



Ou seja, esta gíria é ela própria um moodboard que agrega em si uma mesma linha de pensamento, um sentido de estilo, basilados em palavras que vão muito para além do seu significado conotativo. É a coerência de comunicação entre arquitectos que esta gíria permite que faz dela uma ferramenta de expressão de ideias de uma disciplina física (o resultado da aqruitectura são edifícios) que encontrou em si própria uma maneira de se escrever, descrever e explicar.



O moodboard é um motor de criatividade, mas antes disso é também uma linguagem que nos permite exprimir da melhor forma ideias que muitas vezes não têm forma. O moodboard permite dar forma às ideias.

2 comentários:

  1. EStá a air muito bem, mas não está ainda terminado... Não esquecer do seu MB e de o comentar, não esquecer de vantagens e desvantagens no contexto de ICC... Bom trabalho e agora só volto para dar nota...

    ResponderEliminar
  2. Este fim-de-semana fica fechado!
    Obrigada pelos comentários.

    ResponderEliminar