sábado, 20 de março de 2010

#Last Approach about Moodboard


Se o moodboard pode ser útil na nossa vida quotidiana, nem que seja para sermos criativos por um dia, imagine-se então a utilidade que ele tem nas ciências da comunicação, nomeadamente no marketing e publicidade, e todas as disciplinas artísticas com eles correlacionadas (design, webdesign, copywriter, realização de filmes publicitários, criação de identidade de marcas, posicionamentos,etc.)


"Mood Board
A visual illustration tool used either to represent the atmosphere or feel of an intended advertisement, or to research a consumer's experience of a brand or product."
http://www.mshmgi.com/glossary,M,Mood+Board.html


Penso que o moodboard é uma ferramenta a ser melhor descoberta pelas agências e até mesmo pelos seus clientes. O cliente em vez de dar um simples briefing, pode acompanhá-lo de um moodboard, facilitando a vida aos criativos. E os criativos quando apresentam um debriefs podem também acompanhá-los de um moodboard, e será muito mais fácil para o cliente visualizar, perceber a visão da agência, e mais rapidamente dizer "gosto" ou "não gosto".


Pensando bem, até pode ser útil do ponto de vista do consumidor. Imagine-se um focus group para perceber qual a imagem de uma marca junto dos consumidores. Pede-se-lhes que agarrem num monte de revistas, recortem imagens e as colem numa folha, no intuito de demostrarem como acham que a marca é e o que ela os faz sentir. E assim poderiamos ver se as estratégias de comunicação, posicionamento e identidade da marca estão a disparar na direcção certa.


Em última instância, o moodboard é quase como uma obra de arte, uns mais bonitos que outros, outros mais funcionais e eficazes que alguns. O moodboard é uma ferramenta que permite ao mais comum dos mortais, muito criativo ou nada criativo, libertar os seus bloqueios ao pequeno professor, e ser criativo por um dia.



E para terminar, o que Edward De Bono (e a sua gravata criativa) pensa sobre o Pensamento Criativo:



"A ideia criativa tem de ter valor. Muitas das pessoas que se acham criativas pensam que ser criativo é ser diferente só por ser diferente. Uma porta triangular é diferente, mas se não tem valor/eficácia, não é criativo."

Sem comentários:

Enviar um comentário